Marta bate todos os recordes do Futebol Mundial

Na tarde desta terça-feira, 18, na França, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino venceu a Itália por 1x0 e se classifica para as oitavas de final da Copa do Mundo. Em uma partida muito equilibrada, a camisa 10, Marta (33 anos) fez o seu 17º gol em Copas e supera a marca do Alemão Miroslav Klose e se torna a maior artilheira dos Mundiais. Além disso, ela se tornou a primeira, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições diferentes do torneio.
Desde 2015, Marta é a maior Artilheira da História da Seleção Brasileira, feminina e masculina, possui mais gols do que o Pelé (12 gols). Apontada como a maior futebolista de todos os tempos, a atleta do Orlando Pride (EUA) foi eleita pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Possui duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americano e duas de prata em Olimpíadas.
Além do valor dentro de campo, Marta também levanta bandeiras fora dos gramados. A alagoana que saiu de Dois Riachos driblou as barreiras do preconceito e mostra o mundo o seu lugar dentro das quatro linhas, e serve de inspiração para mulheres em todo mundo que sonham com o futebol profissional.
A atleta tem também dois títulos de Embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2010, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Programa de Desenvolvimento da organização. Em 2018, recebeu o título de Embaixadora dos Direitos das Mulheres e Meninas no Esporte, em homenagem feita pela ONU Mulheres que trabalha para construir um mundo mais igualitário, “50-50”, onde todos possam ter as mesmas oportunidades.