← Back to portfolio

Mulheres apresentam melhores resultados à vacina da gripe

Published on

Um estudo realizado em humanos e camundongos por cientistas da Johns Hopkins University Bloomberg School of Public Health, situada na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, revelou que mulheres têm um sistema imunológico mais resistente à vacinação contra gripe se comparado aos homens, em busca de eficácia no tratamento da gripe.

Na pesquisa publicada no jornal npj Vaccines, no dia 12 de julho de 2019, os autores avaliaram primeiro as respostas imunes à vacina contra influenza H1N1 de 2009 em 145 voluntários humanos com idade entre 18 e 45 anos, o outro grupo a partir de 65 anos. Foram analisados os principais marcadores da resposta imune, e foi constatado que em média, as mulheres do grupo mais jovem alcançaram uma resposta mais eficaz em comparação a homens e mulheres mais velhas.

No experimento em camundongos os pesquisadores constataram que os níveis de estrogênio aumentam as respostas imunes às vacinas contra a gripe em fêmeas, enquanto a testosterona reduz as respostas dos machos.

Segundo a autora da pesquisa, PHD, Sabra Klein, do Departamento de Microbiologia Molecular e Imunologia da Instituição, é preciso entender melhor a interação entre essas diferenças sexuais e relacionadas à idade para avaliar uma adaptação da fórmula das vacinas e dosagens dos receptores da vacina. Diante disso, os pesquisadores esperam que seus resultados sejam generalizáveis para outras imunizações.